Ajuda em Informática

 

Dicas Manter seu PC livre de Vírus

Deixar de atualizar seu PC gera falhas

Se você não instalar as correções de segurança distribuídas para o windows, o seu computador ficará bastante vulnerável à entrada de vírus, mesmo com uso de um programa antivírus.

Para ficar em dia com as atualizações visite as páginas oficiais dedicadas à distribuição de conserto, que são windowsupdate.microsoft.com para o windows, (incluindo o Internet Explorer e o Outlook Express) e officeupdate.microsoft.com para o MS Office.

Como evitar contaminação do micro

  1. mantenha atualizado o sistema operacional. Visite, ao menos uma vez por semana, o site windowsupdate.microsoft.com e instale as correções sugeridas.
  2. Use software antivírus e acione o seu recurso de atualização para pegar as últimas vacinas contra vírus.
  3. Instale um programa de firewall ou ative o recurso do Windows XP que controla o acesso de programas externos ao micro.
  4. Considere a troca do navegador internet explorer e do outlook Express por softwares menos visados pelos criadores de vírus, como o navegador Mozilla Firebird e o cliente de correio Mozilla Thunderbird (ambos são gratuitos e estão no site www.mozilla.org)
  5. Não abra nenhum arquivo anexado a e-mails, a menos que tenha sido solicitado por você. Mesmo mensagens que pareçam vir de pessoas conhecidas não devem ser abertos – existem vírus que forjam os remetentes de mensagens para enganar os usuários.
  6. Passe o antivírus antes de abrir qualquer arquivo baixado da internet.

Como Remediar

Se você suspeita que seu PC esteja contaminado, talvez seja impossível usar ou atualizar o programa antivírus já instalado na maquina: vários tipos de vírus destroem os softwares de proteção. Nesse casso, uma alternativa é recorrer aos antivírus on-line. Alguns deles estão em housecall.trendmicro.com, us.mcafee.com/root/mfs/default.asp e www.pandasoftware.com/activescan.

Os antivírus on-line, que geralmente só funcionam com o navegador internet explorer, nem sempre conseguem eliminar todos os vírus. Se você não consegue remover uma praga, acesse www.sarc.com . Visite também www.nai.com.br , www.symantec.com.br www.antivirus.com.br, noticias.uol.com.br/mundodigital