Esquema  resumindo da sintese proteica.
O RNA é trascrito a partir de uma molécula de NDA e sai do núcleo. Depois o RNAt vem com o anticódon para ligar-se ao códon do RNAm formando uma proteína.
Cosequência do agrupamento de bases nitrogênadas e a sintese proteica.
Por exemplo, seguindo a sequência GUA temos o códon Valina
De que maneira apenas quatro letras do alfabeto do DNA poderiam ser combinadas para corresponder a cada uma das vinte “palavras” representadas pelos vinte aminoácidos diferentes que ocorrem nos seres vivos, ou seja, cada três letras (uma trinca de bases) do DNA corresponderia uma “palavra”, isto é, um aminoácido. O código genético do DNA se expressa por trincas de bases, que foram denominadas códons. Cada códon, formado por três letras, corresponde a um certo aminoácido que funciona como uma unidade genética de codificação. Alguns códigos como AUG, UAA, UAG, UGA são códigos de inicio e parada da leitura do RNAm.
A mensagem genética contida no DNA é formada por um alfabeto de quatro letras que correspondem aos quatro nucleotídeos: A, T, C e G. Com essas quatros letras é preciso formar “palavras” que possuem o significado de “aminoácidos”. Cada proteína corresponde a uma “frase” formada pelas “palavras”, que são os aminoácidos.
Código Genético