Aqui é um caso de sítio abásico (despurinação) e uma desaminação.
A desaminação da adenina e guanina produz bases não encontradas geralmente em nucleotídeos.
Onde cada reação pode ocorrer.
Outra reação induzida pela hidrólise é a quebra da ligação entre a pentose e o nucleotídeo levando a um sítio abásico, ou seja, sem uma base nitrogenada na cadeia do DNA. Ocorre geralmente nas purinas (adedina e guanina) e o fenômeno é conhecido como despurinação.
Podem ocorrer outros danos no DNA como por oxidação, desaminação induzida por ácido nitroso e alquilação, sempre, ou trocando as bases (citosina por uracila, por exemplo) ou criando sítios abásicos no DNA.
Vários danos ocorrem no DNA, um deles e o dano químico. Um dos exemplos e a hidrolise que acarreta muitas outras reações que danificam o DNA.
Um resultado da hidrolise é a desaminação de bases nucleotídicas. A desaminação é a remoção de um grupo amino. Três bases estão sujeitas a desaminação: Guanina, Citosina e Adenina, mas a reação e mais comum acontecer em Citosinas que resultam em uma Uracila.
Hidrolise, é dada para qualquer reação química que envolva a quebra de uma molécula por ação da molécula de água. Ocorre uma alteração de íons, sendo liberados para a solução cátions de hidrogênio (H+) ou ânions de hidroxila (OH–). Exemplo em uma reação acida:
H+ + H2O ↔ HOH + H+